PELA ESTRADA COM ELIS PROJECT
Este projeto foi criado pela cantora Alex Liberalli. Resolveu criá-lo a partir da sua paixão pela cantora Elis Regina, e faz uma homenagem a quem foi uma das maiores intérpretes brasileiras.
Para tal convidou os músicos; o guitarrista Rodrigo Peixoto, o baterista Aury Santos, o baixista Filipe Enes e, o pianista João Mascarenhas Faria para acompanhá-la nesta viagem de emoções.
Temas como : Águas de Março, Upa Neguinho, O Bêbado e o Equilibrista, Velha Roupa Colorida, Casa no Campo , Fascinação, Romaria, Agora Tá, Bala com Bala, Querelas do Brasil, Maria Maria, Nada Será com Antes, entre outros, fazem parte do repertório deste concerto.
ELIS REGINA
Neta de portugueses, Elis Regina de Carvalho Costa nasceu no dia 17 de Março de 1945 em Porto Alegre no Rio Grande do Sul no Brasil. Começou a cantar aos onze anos de idade e aos 19 anos se mudou para o Rio de Janeiro para tentar a vida de cantora.
Detentora de uma voz única, tão grande como do tamanho de um país, Elis Regina tinha a alcunha de “Pimentinha” pelo seu carácter determinado, para ela não existia “8”, era sempre “80”.
Invejada e idolatrada por muitos, Elis nunca se cansou de cantar e sempre lutou pelos seus ideais, era verdadeira e dizia o que pensava, mesmo que isso lhe custasse perder alguns “amigos”.
ALEX LIBERALLI
Na música há mais de 27 anos, Alex Liberalli é cantora, compositora e fã de Elis Regina e da MPB (Música Popular Brasileira).
Sempre teve desejo de ensaiar um repertório com os temas que Elis Regina interpretava.
Nascida na Cidade de Niterói no Rio de Janeiro e sabedora de suas raízes, achou por bem espalhar pelo mundo um pouco de sua cultura musical brasileira.
A MPB está em suas veias e Elis Regina em seu coração.
Filha de músicos, Alex Liberalli imigrou para Portugal aos 19 anos de idade, tal como Elis Regina fez quando saiu de sua cidade natal para emigrar para o Rio de Janeiro.
A MPB
Foi na década de 60 que nasceu a MPB, esta época foi considerada um período de ebulição na música brasileira, foi onde se juntaram os ritmos do Samba, do Jazz, da Bossa Nova, do Sertanejo de raiz, da Moda de Viola, do Baião nordestino e do Rock.
Nesta altura os intérpretes passaram a contestar o regime militar que cassou direitos e restringiu a liberdade no Brasil.
A partir desta fase é popularizada a sigla MPB como marca de um movimento próprio de contestação social e política.
Junto cresceu Elis Regina, era cantora versátil. Muitos compositores do Brasil e não só, sonhavam em compor temas que pudessem ser cantados por Elis.
PELA ESTRADA COM ELIS PROJECT
Músicos
Alex Liberalli – Voz
Rodrigo Peixoto – Guitarra
Aury Santos – Bateria
Filipe Enes– Baixo
João Mascarenhas Faria – Piano elétrico